O técnico de dois atletas de modalidade esportivas diferentes observou que o seu atleta "A" melhorou a performance após o uso de creatinina, entretanto, o seu atleta "B" não conseguiu melhorar o rendimento após a utilização deste composto. O técnico estava confuso, não entendendo porque a creatina poderia funcionar com um atleta e não com o outro. Este técnico treinava um maratonista e um velocista (corredor de 100 metros). Qual argumentação do ponto de vista bioenergético você como nutricionista da equipe poderia argumentar com esse técnico para elucidar os possíveis mecanismos por trás desse efeito "inesperado" após a suplementação com a creatina?

a) Todas as afirmativas anteriores estão erradas.

b) O atleta "A" era o maratonista pois a creatina auxilia na geração de energia a partir das gorduras o que contribui para a performance do maratonista.

c) O atleta "A" era o maratonista pois a creatina é uma fonte de energia direta e majoritária para a performance em maratonas.

d) Com os dados apresentados é impossível identificar qual tipo de atleta melhorou a sua seja o maratonista ou o velocista.

e) O atleta "A" era o velocista pois a creatina contribui para a síntese de energia rápida oriunda das proteínas sendo fundamental para a performance do velocista.


Resposta Certa: Letra A = Todas as afirmativas anteriores estão erradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário